Entretela Hidrossolúvel
Olá pessoal, no post de hoje falaremos sobre entretelas Hidrossolúvel. Pra você que tem dúvida em relação a qual usar, dê uma olhadinha neste post!
-Pra que serve?
A entretela Hidrossolúvel diferente da entretela normal não tem a finalidade de estruturar nosso tecido, afinal elas normalmente têm a aparência de um plástico ou tecido bem fino e são bem maleáveis. Portanto esse tipo de entretela é usado em técnicas especificas ou para melhorar o acabamento dos bordados.
-Para quais técnicas uso a Entretela Hidrossolúvel?
Pode ser usada para o Rechilieu, guipir, e para melhorar o acabamento dos bordados em tecidos atoalhados.
No Rechilieu
Nessa técnica ela tem a função de substituir a entretela comum, pois cortamos o tecido na região de corte deixando a maquina trabalhar sobre a entretela hidrossolúvel, que será retirada após o término com o auxilio da água, permitindo que o bordado tenha efeito vazado.
No Guipir
Nessa técnica ela também terá a função de substituir a entretela comum, no entanto nessa técnica não é utilizado tecido. Portanto o bordado é todo feito sobre a entretela hidrossolúvel o que requer uma característica de criação diferenciada para esse arquivo de bordado, pois ele precisa ser composto em grades para não desmanchar quando a entretela hidrossolúvel for retirada.
Em tecidos atoalhados
Pode ser utilizada para dar acabamento em bordados feitos em materiais atoalhados. Como o tecido atoalhado é composto por felpas, essas normalmente ficam entre os pontos do bordado deixando aparência falhada. Nesse caso NÃO é dispensável a utilização da entretela comum por baixo do tecido, usamos em conjunto a entretela hidrossolúvel por cima, para “segurar” as felpas em baixo dos pontos do bordado.
Existem várias marcas dessa entretela, no entanto indicarei os dois modelos da Marca MAX ENTRETELAS.
MAX35: Espessura normal (35 micras), ideal para acabamento em tecidos atoalhados (1 camada), pode ser usada para o Rechilieu (2 camadas). Obs: não aconselho o uso para o Guipir por ser muito fina terá que colocar 3 camadas ou mais.
MAX60: Espessura extra (60 micras), pode ser usada para acabamentos em tecidos atoalhados (1 camada), ideal para o Rechilieu (2 camadas) e o Guipir (2 camadas) pois é mais encorpada.
Link dos Materiais:
Sou a Priscila Freire, Professora de Bordado há 10 anos na Casa das Maquinas. Sou filha dos donos da Loja, Iraci e Valdecir, por isso quando era criança as maquinas de costura eram meus brinquedos e hoje em dia fazem parte do meu dia-a-dia. Apesar de minha especialidade ser bordado conheço e manuseio os mais diferentes modelos de maquina. Espero auxiliar com essas pequenas dicas.