top of page

Agulhas: Cuidados importantes!


Este assunto é muito vasto no universo da costura e do bordado, temos agulhas para diferentes finalidades: Uso geral, Quilting, Agulha para fio Metálico, Agulha ponta bola, Agulha dupla, Agulha de Ajour, Agulha de Couro ou ponta de lança... enfim já perceberam que teremos alguns post sobre agulhas não é?



Bom, mas antes de explicar para que serve e como se usa essa infinidade de agulhas, vamos falar um pouco do cuidado que temos que ter com essa peça tão importante, afinal nossos pontinhos dependem muito delas, acreditem! A agulha é a que perfura seu tecido e leva sua linha para ser formado o “nó” que sustenta cada ponto da nossa costura. Portanto, já que ela tem função de perfurar o tecido temos que tomar dois cuidados principais:


1º - Utilizar o número correto de agulha para o tecido que estamos costurando ou bordando.


O número corresponde a espessura dessa agulha, ou seja, se essa agulha é mais fina ou mais grossa.


Agulhas finas, números 09, 10, 11, são utilizadas para tecidos finos como organza, seda, voil, renda e tafetá.

Agulhas médias, números 12 e 14, são utilizadas para tecidos médios como popeline, linho, musseline, crepe, flanela, malhas, jersey, algodão e lã.

Agulhas grossas, números 16 e 18, são usadas para tecidos grosso como jeans, brin e couro.

- Mas Pri, utilizo o mesmo número para todos os tecidos, isso pode causar danos a minha máquina?


Sim, sua máquina é composta por um conjunto de correias, eixos e engrenagens que se movimentam em sincronia, exercendo força sobre a agulha para que ela perfure o tecido. Quando utilizamos agulhas mais finas do que o ideal para o tecido obrigamos a nossa máquina a exercer mais força, o que sobrecarrega e desgasta todo o sistema. Portanto uma agulha de número inadequado pode, ao longo do tempo, danificar todo o funcionamento da máquina, causando desgastes que não podem ser reparados. E quando utilizamos agulhas mais grossa do que o ideal para o tecido, essa agulha perfura mais que o necessário danificando a trama do tecido e deixando nossa costura com um aspecto ruim.


2º - A vida útil de cada agulha é em média 10h de uso.


Muitas clientes e parceiras, já me disseram que só dispensam uma agulha quando a mesma quebra, fazendo uso dessa agulha por períodos muito longos. O maior problema disso é que a agulha precisa ter uma ponta “afiada” para adentrar a trama do tecido, e com o uso essa ponta é desgastada dificultando esse processo. A agulha “sem ponta” ou com a ponta desgastada pode danificar a trama do tecido, repuxando fios ou furando mais que o necessário.


As agulhas podem também ficar levemente torta com o uso excessivo o que pode causar danos a ponta da lançadeira (peça importante para laçar a linha de cima), com essa ponta danificada sua máquina começará a falhar alguns pontos.


- Pri como que eu sei quando é necessário trocar de agulha?


Como eu disse anteriormente em média a cada 10 horas de trabalho. Você notará diferença no barulho da máquina e nos pontos quando sua agulha estiver danificada, mas não demore muito para trocá-la pois uma agulha torta pode danificar outras peças da máquina.


Concluindo, devemos trocar nossas agulhas dependendo do tecido que vamos costurar ou bordar, e também não podemos esperar que ela quebre para descarta-la. Uma simples peça de baixo custo pode diminuir a vida útil da sua companheira máquina de costura, como sei que todas nós queremos que nossas amiguinhas durem muito, vamos nos atentar as nossas Agulhas ok?


Aguardem nosso próximo post, pois falaremos sobre alguns tipos de agulhas e para que podemos usa-las. Se tiverem dúvidas entre em contato conosco da Casa das Máquinas através de nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/pagecasadasmaquinas


Aproveite para dar uma olhada nas agulhas disponíveis em nosso site: Agulhas Domésticas: http://bit.ly/2H2IAQs Agulhas Industriais: http://bit.ly/2EiWZoD


Até a próxima.


 

Sou a Priscila Freire, Professora de Bordado há 10 anos na Casa das Maquinas. Sou filha dos donos da Loja, Iraci e Valdecir, por isso quando era criança as maquinas de costura eram meus brinquedos e hoje em dia fazem parte do meu dia-a-dia. Apesar de minha especialidade ser bordado conheço e manuseio os mais diferentes modelos de maquina.

Espero auxiliar com essas pequenas dicas.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram
bottom of page